Chamar no WhatsApp
As 15 cidades italianas mais bonitas para conhecer
Icon Universal Cidadania, 24 de maio, 2024
Compartilhar
Icon

Universal Cidadania, 24 de maio, 2024

Índice

A Itália é um dos países mais ricos em arte, história e paisagens de todo o mundo. Se você está planejando uma visita ao país e ainda não sabe quais os destinos vai incluir no seu roteiro de viagem, nesse guia vamos te ajudar a descobrir as 15 cidades mais bonitas e que devem ser incluídas na sua visita à Itália.

1 – Roma

Cidades Italianas - Roma

Uma ida à Itália não está completa se você não conhecer uma das cidades mais importantes da história do mundo.

Roma é um destino obrigatório para qualquer um que visita o país.

Apelidada de “A Cidade Eterna”, suas ruas, ruínas e construções contam a história do antigo império romano e o modelo arquitetônico que moldou a civilização ocidental. 

Dentre as impressionantes ruínas e construções que seguem de pé até hoje, as que com certeza merecem sua visita são:

2 – Florença

Cidades Italianas - Florença

Conhecida como um dos grandes berços do movimento Renascentista, Florença é uma cidade que faz você respirar arte por onde anda como um verdadeiro museu a céu aberto.

Ao passear pelas ruas você vai ser transportado para o tempo em que artistas como Michelangelo e Leonardo da Vinci faziam o mesmo trajeto deixando o legado de suas obras-primas.

Importante não deixar de visitar: 

3 – Veneza

Cidades Italianas - Veneza

Erguida sobre um labirinto de canais em uma lagoa do Mar Adriático, Viena é um dos destinos mais românticos de todo o mundo e uma prova da capacidade humana de trabalhar em cima de condições desafiadoras. 

Esta cidade única no mundo oferece uma janela fascinante para a importância vital do comércio e da navegação na história da Itália, elementos que tornaram Veneza uma das maiores potências marítimas durante a Idade Média e o Renascimento.

4 – Milão

Cidades Italianas - Milão

A grande capital da moda mundial. Essa é a cidade mais moderna nessa lista, mas sem perder o charme das construções tradicionais italianas.

Aqui você encontra uma mistura perfeita das grandes grifes de moda, design urbano e antiguidades da cultura italiana.

Mesmo sendo muito conhecida pela moda, uma das construções góticas mais importantes da história se encontra em Milão, o Duomo, uma construção tão detalhada que é capaz de ofuscar qualquer arranha-céu ou paisagem urbana.

5 – Siena

Cidades Italianas - Siena

Se você é um amante da cultura e história, Siena precisa ser um dos seus principais pontos de visita.

Localizada nas colinas da Toscana, andar pelas ruas e vielas do centro da cidade (considerado patrimônio histórico pela UNESCO) admirando a arquitetura vai te permitir ter um vislumbre da idade média da Itália. 

Famosa por conta da Piazza del Campo, o coração de Siena, onde ocorre o famoso Palio, uma corrida de cavalos histórica realizada duas vezes por ano, traz à tona o espírito competitivo dos distritos da cidade.

Este evento não é apenas uma atração turística, é uma manifestação viva das tradições medievais que ainda são a base da cultura da cidade.

6 – Nápoles

Cidades Italianas - Nápoles

Vibrante e cheia de vida, Nápoles é uma cidade que encanta seus visitantes com suas raízes greco-romanas e a essência da cultura napolitana.

A cidade fica à sombra do vulcão Vesúvio e é um tesouro de histórias milenares, arte fascinante e tradições culinárias.

A cidade é o berço da pizza, um dos maiores símbolos da culinária italiana, e suas ruas estão sempre repletas de música, mercados vibrantes e uma vida noturna animada, refletindo a calorosa hospitalidade napolitana.

Para os fãs de literatura, Nápoles é a inspiração para os romances da grande escritora italiana Elena Ferrante e os bairros retratados em suas histórias acabaram virando atração turística.

7 – Verona

Cidades Italianas - Verona

Imortalizada por Shakespeare como o cenário da trágica história de amor de Romeu e Julieta, Verona se tornou um símbolo eterno do romance e da paixão com o passar dos anos. 

Mas além de sua famosa associação literária, Verona tem impressionantes ruínas romanas, igrejas medievais e elegantes praças da Renascença, sendo um testemunho vivo da herança cultural italiana.

O anfiteatro romano de Verona, que ainda hoje é movimentado com espetáculos e óperas, demonstra a história da arte e da criatividade através dos tempos, enquanto a suposta casa de Julieta atrai visitantes de todo o mundo, ansiosos por deixar suas mensagens de amor penduradas nas paredes.

8 – Bologna

Cidades Italianas - Bologna

Frequentemente referida como o coração culinário da Itália, o que você já deve ter imaginado por conta da ligação que o nome possui com um famoso molho, e o lar da universidade mais antiga do mundo ocidental, é uma cidade que encarna a riqueza das contribuições italianas tanto à gastronomia quanto à educação.

Situada na região da Emília-Romanha, Bologna é um paraíso para os amantes da comida, oferecendo uma viagem saborosa através da autêntica cozinha italiana, enquanto sua venerável instituição de ensino, a Universidade de Bolonha, fundada em 1088, reflete o compromisso secular da Itália com o conhecimento e a inovação.

9 – Génova

Cidades Italianas - Génova

Com seu passado glorioso como uma das principais repúblicas marítimas da Itália, Génova é conhecida como o Novo Mundo.

A cidade é um marco histórico das grandes eras das explorações que definiram a Itália durante a época da exploração marítima.

Como o local de nascimento de Cristóvão Colombo, Génova mantém viva a memória daqueles que partiram em busca de terras desconhecidas, o que mudou os rumos da história mundial.

O labirinto de vielas estreitas e palácios grandiosos em seu centro histórico, um dos maiores da Europa, conta a história de uma cidade que foi por séculos, um centro de poder, comércio e cultura.

O Porto Antigo foi revitalizado e hoje é um espaço vibrante de encontro e lazer.

10 – Turim

Cidades Italianas - Turim

Situada próxima aos Alpes italianos, Turim serve como um testemunho do papel fundamental na unificação do país.

Conhecida mundialmente por sua indústria automobilística, especialmente como a sede da FIAT, Turim é também uma mistura de cultura, arte, educação de ponta e arquitetura.

Desde o século XIX, Turim teve um papel importante na industrialização na Itália, impulsionando não apenas o desenvolvimento econômico, mas também social e cultural.

A cidade foi um centro crucial do Risorgimento, o movimento pela unificação italiana, e a primeira capital da Itália unificada em 1861, desempenhando um papel indispensável no que moldou a nação moderna.

O Museu Nacional do Cinema, alojado na icônica Mole Antonelliana, e o Museu do Automóvel são algumas das visitas indispensáveis em Turim.

11 – Pádua

Cidades Italianas - Pádua

Conhecida por abrigar a segunda universidade mais antiga da Itália, fundada em 1222, Pádua foi um centro de estudos avançados que atraiu estudiosos de toda a Europa, incluindo o famoso astrônomo Galileu Galilei, que deu aula na universidade no século XVI.

A cidade é também um importante centro religioso, lar da Basílica de Santo Antônio, um exemplo de arquitetura gótica que atrai peregrinos de todo o mundo para venerar o santo a quem é dedicada.

Pádua é renomada por seu patrimônio artístico, especialmente evidente na Capela Scrovegni, que abriga um dos conjuntos mais importantes de afrescos, técnica de pintura do início do século XIV, pintados por Giotto.

Essas obras-primas marcam a transição do estilo medieval para o Renascimento.

12 – Pompeia

Cidades Italianas - Pompeia

Pompeia, uma cidade de ruínas, é um dos sítios arqueológicos mais fascinantes e trágicos do mundo.

Agora uma cidade relíquia preservada sob cinzas vulcânicas, oferece uma janela única para a vida cotidiana, a cultura e a sociedade da Roma Antiga. 

A cidade foi destruída por conta da erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C. A maior parte dos habitantes acabou morrendo por conta da chuva de pedras e o material vulcano soterrou a cidade até o século XVIII quando foi redescoberta por escavações.

Hoje em dia é possível fazer passeios turísticos pelo local e entender mais sobre as civilizações romanas da época e suas construções.

13 – Perugia

Cidades Italianas - Perugia

Ao explorar Perugia, você será cativado por sua arquitetura impressionante, como pode ser visto no Palazzo dei Priori, um dos mais importantes edifícios medievais da Itália, que abriga a renomada Galeria Nacional da Úmbria, repleta de obras de arte que datam da Idade Média ao Renascimento. 

A cidade também é famosa por seu chocolate, especialmente durante o Eurochocolate, um festival que atrai amantes do chocolate de todo o mundo.

14 – Cagliari

Cidades Italianas - Cagliari

Capital encantadora da Sardenha, é uma cidade que orgulhosamente se ergue como um farol da diversidade cultural e natural da ilha.

Cagliari é uma mistura de civilizações como o império romano e bizanino, cada uma deixando sua marca na arquitetura, tradições e na própria alma da cidade.

Desde as águas cristalinas do Mar Mediterrâneo até as lagoas tranquilas que abrigam flamingos cor-de-rosa.

Cagliari é um dos lugares mais ricos em biodiversidade na Europa, mas também oferece vistas panorâmicas que podem ser admiradas do topo da antiga fortaleza.

O Castello, um dos marcos da cidade, é repleto de ruas estreitas que se abrem para praças ensolaradas, catedrais majestosas como a Catedral de Santa Maria e museus que narram a longa e fascinante história da ilha.

15 – Parma

Cidades Italianas - Parma

Situada na rica região da Emília-Romanha, Parma é universalmente reconhecida como um símbolo de excelência culinária.

A cidade é muito famosa por suas invenções culinárias, como o Presunto de Parma e o Parmigiano Reggiano.

Parma não é apenas o lar de alguns dos produtos mais icônicos da Itália, mas também um centro onde técnicas tradicionais da culinária são preservadas enquanto novas são desenvolvidas.

Para os amantes da comida, com certeza um destino indispensável.

Como aproveitar todos os destinos sem pressa?

Ficou interessado em visitar todas essas cidades, mas não sabe como aproveitar a Itália?

Como cidadão brasileiro você tem acesso a uma viagem de até 90 dias sem visto, mas eu duvido que isso seja o suficiente para curtir tudo o que a Itália tem disponível para você. 

O melhor jeito de aproveitar a sua viagem é com um Passaporte Europeu, e a forma mais fácil de adquirir um, é através da Cidadania Italiana, essa que é a segunda cidadania mais requisitada no mundo justamente pela facilidade em relação ao processo de descendência, já que o Brasil é um país cheio de descendentes de Italianos por conta da imigração.

Dúvidas

Como escolher a melhor época para visitar o país e aproveitar tudo o que posso?
Escolher a melhor época para visitar a Itália realmente depende do que você está procurando em sua viagem.Se você deseja aproveitar o sol e o mar, considere os meses de verão, de junho a agosto, mas esteja preparado para enfrentar um número maior de turistas e preços mais altos.Para quem prefere evitar multidões e ainda desfrutar de um clima agradável, a primavera (abril a junho) e o outono (setembro a outubro) são períodos ideais, oferecendo temperaturas mais amenas e a beleza das mudanças sazonais.O inverno é perfeito para quem gosta de esquiar ou quer experimentar o charme das festas de fim de ano, com menos turistas e custos mais baixos.
Quais dessas cidades oferecem as melhores oportunidades para experiências imersivas de aprendizado da língua italiana?
Florença e Siena são excelentes escolhas, com suas ricas culturas e histórias, além de várias escolas de idiomas. Roma, com sua imensa história e cultura, também é uma ótima opção.Para uma experiência mais tranquila e autêntica, cidades menores como Perugia ou Cagliari podem ser ideais, permitindo que você pratique o italiano de forma mais natural no dia a dia.Procure escolas que combinem aulas com atividades culturais para maximizar sua aprendizagem e experiência cultural.

Fale com um especialista

Preencha os campos abaixo para que você seja adicionado ao nosso WhatsApp.

Iniciar a Conversa
Chamar no WhatsApp